Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

caracteristica no planejamento

  •  A longo prazo: Institucional
  • A medio prazo: setorial
  • A curto prazo: Operacional
 Estrategica: Arte de aplicar os meios disponivéis com vistas a conceção de objetos especificos, manobra para atingir uma vantagem competitiva, pelo bom posicionamento da empresa, por setor economico a qual se insere. graças ao bom conhecimento na cadeia de valor.

Planejamento estrategico: É uma tecnica ADM que através da ánalise do ambiente de uma organização cria a conciencia das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos, para o cumprimento da missão.

Processo administrativo

È formado pelas quatro funções administrativas, o planejamento , a organização, direção e controle.

  • Planejamento: E a primeira função que determina quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcança- los.
  • Organização: e a função ADM, ligada ao ato de organizar, instruturar e integrar recursos e departamento incubidos de sua ADM , instabelecendo sua atribuições e interrelações.
  • Direção: Faz o papel de dirigir e acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem, a direção, como umas das funçoes ADM esta relacionada com o colocar das pessoas em ação.È ligada ao exercicio da liderança, exercendo influencia sobre os funcionarios.
  • Controle: Com a função ADM têm a finalidade de assegurar que os resultados daqui-lo que foi planejado, organizado e dirigido, s eajustem tanto quanto possivel aos objetivos estabelecidos.
 Estabelecer padrões:

E essencial, pois definem os criterios que desempenham que serão aceitavéis e inaceitaveís, sendo instrumentos essenciais para tomada de decisão.

domingo, 12 de setembro de 2010

Departamintalização

É o processo  de divisão da estrutura organizacional em departamentos e a parti integral do processo de delegalização do poder e sua respectiva autoridade, representa a divisão do trabalhop no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas a divisão no sentido vertical refere-se ao nivel de autoridade.
                        
 Principais niveis de departamentalização:

  • Funcional: São definidas com base na especialização e tarefas comuns as diversas setore, como financeiros, engenharia e produção.
  • por quantidade: quando a um numero elevado de pessoas desempenhando determinadas atividades, obrigando o estabelecimento em turnos de trabalho.
  • por produto: organizando-se em unidades independentes, responsavéis por um grande produto ou uma linha de produtos.
  • Por projetos: Quando as atividades de uma empresa são voltadas integralmente para o projetos especificos 
  • Por cliente : são projetadas em torno de grupos de cliente e suas respectiva necessidade
  • Por processo: Onde pessoas e recursos são alocadas de acordo com o fluxo de trabalho 
  • Material: caracterizada pela união da departamentalização funcional, com a de projetos ou produtos.
    • Mista: representada pelo uso de diversos tipos  de departamentalização de forma a aproveitar os modelos que melhor atendem as necessidades organizacionais.

Organização

É o processo de arrumar é alocar o trabalho, a autoridade e os recursos disponivéis de uma organizção visando alcançar objetivos propostos. É a combinação de esforços individuais que tem a finalidade realizar propositos coletivos de modo estruturado, dividido e  sequenciado do trabalho.


Niveis Hierarquicos :
Instância decessorias representada na instrutura organizacioanl que determina a sua dimensão vertical.
  1. Grau significativo de atividades de diversividade, quanto ao planejamento e organização.( formulação de politicos e diretrizes.
  2. Orientam ações do dia a dia dos niveis 3 e 4quando houver.
  3. Estado das restrições, necessidades e coveneincias associadas ao objeto de sua gestão ( esquematiza a ação de suas atividades e participa na definição de diretrizes em conjunto com o nivel 2 ou superior.
  4. Supervisão direta da execução de um determinado conjunto de atividades.

Empresa Limitada / legalização

  1. Buscar prévia do local, diante da prefeitura. para saber o endereço pretendido.
  2. A busca prévia do nome da empresa objetiva, vereficar a existencia de nome idêntico ao escolhido para o registro.
  3. O contrato social, em lnhas gerais estabelece o nome juridico para o funcionamento da empresa, devendo ta registrada na junta comercial (jucerja)
  4. Inscrição do cadastro de pessoa juridica, e feita no site do ministerio da fazenda , ou podendo ser solicitado pela JUCERJA.
  5. Inscrição no cadastro nacional do seguro social ( INSS), responsavel pela recadamento do dinheiro previdenciario, visando pagar os aposentados.
  6. FGTS, Conectividade social , desenvolvido pela caixa economica federal, a sua finalidade e a troca de arquivos e mensagens.
  7. feitos todas as exigencias dos passos anteriores, deveremos solicitar a prefeitura local o alvara de licença para o estabelecimento.